Categorias

Empresa norte-americana irá começar a testar 5G no próximo ano

Verizon, uma das maiores operadoras sem fio dos EUA anunciou que vai começar testes de campo da rede 5G no próximo ano.

A tecnologia 5G é esperada para estar disponível nos EUA apenas em 2020, mas parece que a Verizon tem outros planos: a empresa quer ter alguma parte da sua rede funcionando para uso comercial, no máximo, até 2017.

“5G não é mais um sonho de um futuro distante”, disse Roger Gurnani, arquiteto-chefe de TI da Verizon. “Nós sentimos um tremendo senso de urgência para empurrar para a frente a 5G e inaugurar uma nova geração de inovação.”

5g-lancamento

A Verizon diz que sua tecnologia 5G terá 50 vezes a capacidade de sua atual rede 4G e ser capaz de “lidar com muito mais dispositivos conectados à Internet.”

Para entender o que isso significa, pense na tecnologia desta maneira: Tecnicamente, uma pessoa com um smartphone 5G poderia baixar um filme 3D em cerca de 6 segundos. Em 4G, levaria 6 minutos.

A Verizon disse que seus testes iniciais serão feitos em Boston e São Francisco, EUA, em laboratórios de pesquisa onde desenvolvedores e engenheiros podem testar aplicações e melhorar a tecnologia.

A empresa tem um pequeno número de grandes parceiros para ajudar a acelerar o processo: Alcatel, Ericsson, Nokia e Samsung disponibilizaram equipes de trabalho para ajudar com os testes.

Se a 5G realmente for lançada em 2017, seria um feito incrível. Quando a Nokia começou a demonstrar sua tecnologia 5G no último ano, a empresa notou que sua rede não estava nem perto de uma implantação, citando 2020 como uma data de lançamento provável. A Samsung fez o mesmo.