Categorias

Empresa nuclear sul-coreana encontra malware conectado aos seus sistemas de controle

Depois de vasculhar seus sistemas para tentar achar provas de uma invasão, os funcionários da reguladora nuclear da Coréia do Sul descobriram uma surpresa embaraçosa: um dispositivo infectado com malware conectado ao sistema que controla um dos reatores nucleares do país.

Não há nenhuma evidência de que o malware se copiou para o sistema, e também não há nenhuma indicação de que o programa teria efeitos ruins se tivesse feito isso.

460769408.0

De acordo com uma declaração do ministro de energia do país, o malware foi provavelmente introduzido no sistema por trabalhadores que utilizam drives USB não autorizados – o mesmo método utilizado pelo bug Stuxnet, famoso por atacar um sistema de controle nuclear no Irã.

Nos anos desde Stuxnet, os ataques baseados em USB têm crescido e se tornado ainda mais perigosos, graças à base de firmware dos ataques que não são detectáveis através de métodos convencionais.

A Korea Hydro & Nuclear Power Co estava realizando uma verificação de segurança completa, após receber ameaças no início deste mês vindas de um grupo anti-nuclear.