Categorias

Empresa russa tem a chave para acabar com o BitTorrent

Seria o fim dos downloads ilegais?
A empresa russa “Pirate Pay” acredita ter encontrado o sistema perfeito para sabotar e impedir o uso ilegal de torrents. Com a ajuda financeira da Microsoft, a startup já conseguiu interromper dezenas de milhares de downloads.

A tecnologia desenvolvida  por eles ataca nuvens de BitTorrent, tornando impossível o compartilhamento de arquivos. O sistema teve seu teste de fogo em Dezembro passado, quando foi contratado pela Direktcya Kino para impedir a pirataria de um filme russo distribuído pela Disney. Segundo dados divulgados pela “Pirate Pay”, 44. 854 transferências ilegais foram interrompidas.

Andrei Klimenko, CEO da empresa, explicou o processo:

“Nós usamos um número de servidores para fazer uma conexão para todos e cada um dos clientes P2P que estavam distribuindo o filme. Então, o Pirate Pay enviou tráfego especificamente  para confundir estes clientes sobre o verdadeiro endereço IP dos outros clientes e fazê-los desconectar uns dos outros.”

No ano passado, a Pirate Pay recebeu um aporte de capital de 100 mil dólares de um fundo de desenvolvimento da Microsoft e a iniciativa foi elogiada até pelo presidente da Microsoft Russia. Mas analistas acreditam que, dada a natureza descentralizada do protocolo BitTorrent, a eficácia desta e outras tecnologias é questionável.

.