Categorias

Entusiasta consegue rodar jogos do Steam no PlayStation 4

As barreiras que separam jogadores de consoles de jogadores de PC podem ser mais finas do que parecem: esse entusiasta conseguiu rodar o Steam e alguns de seus jogos dentro de um PlayStation 4.

Uma vez que o console de última geração da Sony é movido por um processador x86, era apenas uma questão de tempo até que alguém conseguisse o inimaginável e foi isso que OsirisX fez, juntando a plataforma virtual da Valve com o hardware do PS4.

A façanha foi possível usando um console com jailbreak, o que permitiu ao usuário executar o Arch Linux dentro do PlayStation 4. Com a ajuda de algumas bibliotecas específicas de drivers 3D extraídas do projeto conduzido pelo coletivo Fail0verflow, OsirisX conseguiu rodar o Steam dentro do console e até jogar o jogo independente Bastion com relativa desenvoltura. Confira o vídeo abaixo:

De acordo com o usuário, a instalação é capaz de rodar também vários outros títulos compatíveis com Linux, ainda que com alguns recursos gráficos reduzidos para Médio ou Baixo, dependendo do caso.