Unreal Engine 4
Categorias

Epic Games disponibiliza Unreal Engine 4 de graça

Quando a Epic Games transformou o seu famoso e poderoso motor gráfico em um produto disponibilizado mediante o pagamento de uma assinatura mensal, no inicio de 2014, muita gente foi beneficiada. Pequenos estúdios de desenvolvimento, desenvolvedores indie, etc.

Ou seja, muita gente que ficava de fora da “brincadeira”, simplesmente por não ter como arcar com os altos custos de licenciamento da engine, pôde finalmente colocar a mão na massa e utilizar a mesma ferramenta que ajudou a dar vida a jogos e franquias famosos e grandiosos, tais como Batman: Arkham Asylum, Batman: Arkham City, BioShock Infinite, Mass Effect, Borderlands, Gears of War, e tantos outros.

Aquele modelo de licenciamento, com uma assinatura mensal de US$ 19,00, certamente abriu uma porta imensa para uma infinidade de pequenos estúdios e profissionais. Mas agora tudo ficou melhor.

Unreal Engine 4A Epic resolveu disponibilizar a Unreal Engine 4 de graça. Totalmente na faixa, é isto mesmo. Qualquer pessoa a partir de agora pode rapidamente criar uma conta e baixar a ferramenta. Qualquer um pode a partir de agora utilizá-la gratuitamente: pequenos estúdios, organizações de ensino, arquitetos, desenvolvedores independentes, entusiastas, artistas, arquitetos, etc. Até mesmo quem nunca desenvolveu nada e simplesmente deseja começar e/ou aprender.

A empresa faz também questão de citar o seguinte: trata-se do pacote completo. Trata-se da Unreal Engine completa, incluindo o código fonte em C++ e futuras atualizações.

No início de 2014, nós tornamos a Unreal Engine 4 disponível para todos através da assinatura de $19 por mês. Colocamos todo o nosso código fonte online, disponível para todos que assinaram. Nós ligamos o interruptor e cruzamos nossos dedos“, disse Tim Sweeney, CEO e fundador da Epic Games.

Agora mais do que nunca trata-se de um concorrente de peso a outra engine muito famosa, a Unity, a qual também conta com uma versão gratuita (mas mantém, no entanto, uma versão Pro – paga). A diferença, entretanto, é óbvia: a Unreal Engine agora é totalmente grátis.

Não existe nenhum tipo de versão Pro, por exemplo. Existe apenas uma versão da UE, que oferece tudo na faixa. O único “porém” é uma taxa de royalties de 5% por trimestre (e por cada título lançado), mas apenas após lucros de 3 mil dólares. É algo muito mais do que justo, se pensarmos bem.

Nunca é demais lembrar que com a agora gratuita Unreal Engine 4 você pode desenvolver qualquer tipo de jogo, comercial ou não, para qualquer plataforma: consoles, mobile, realidade virtual, HTML 5, PC, etc. Portanto, não perca tempo: inscreva-se agora mesmo e baixe a Unreal Engine 4.

Enquanto isso, dê uma olhada no trailer abaixo, o qual exibe alguns trabalhos já realizados na engine: