Categorias

Epidemia atinge dispositivos Android

Uma nova epidemia está se alastrando rapidamente entre dispositivos Android através da lista de contatos de cada dispositivo. O vírus se disfarça de promoção da Amazon para iludir os usuários.

Batizado de Gazon pela AdaptiveMobile, responsável pela descoberta da ameaça, o vírus é descrito como “uma das mais amplas epidemias de malware móvel iniciada por mensagens já registrada”. Segundo a empresa, seu alcance já foi detectado em mais de 30 países no mundo, incluindo México, Estados Unidos, Canadá, França e outros.

O Gazon se disfarça como um aplicativo que supostamente concederia descontos em compras na Amazon. Ao ativá-lo, o usuário é conduzido por uma série de páginas falsas lotadas de anúncios que rendem dinheiro para seu criador. Enquanto isso, o vírus, sem o conhecimento da vítima, coleta os dados de contatos disponíveis no aparelho e envia mensagens de texto por SMS para cada um deles contendo um link para a epidemia se propagar.

gazon

“Ao utilizar a própria lista de contatos da vítima, o ataque abusa da confiança inerente que as pessoas possuem ao receber mensagens de um de seus próprios contatos”, explicou  Simeon Coney, especialista de segurança da AdaptiveMobile. O método que combina elementos de engenharia social se tornou famoso em computadores no início do século, com vírus infames como I Love You e Anna Kournikova que se propagavam através de contatos de e-mail.