Categorias

ESET identifica campanha maciça de Cavalos de Troia no Google Play

O laboratório da ESET divulgou um alerta sobre uma família de trojans nomeada Android/Clicker, que se disfarça de uma aplicação legítima e conseguiu se infiltrar na loja oficial Android.

Em apenas sete meses, os investigadores de segurança encontraram 343 incidentes destes trojans disfarçados de aplicativos populares e já configura como uma das maiores campanhas maliciosas já registradas no Google Play.

“Temos verificado muitos casos de campanhas de malware no Google Play, mas nenhuma tem sido tão longa ou teve um número tão grande de infiltrações de sucesso como essa”, afirma Camillo Di Jorge, Presidente da ESET Brasil. “Apesar dos frequentes alertas aos usuários, esses trojans mudam constantemente a fim de enganar e esconder seu verdadeiro propósito, burlando a segurança do Google”, reforça o executivo.

Para atingir o maior número de pessoas, esses Cavalos de Troia se disfarçam de aplicativos populares, como jogos, para despertar o máximo interesse dos usuários.

cavalo-de-troia

Após a instalação, o programa malicioso cria anúncios falsos das operadoras, que são usados para roubar os anunciantes e prejudicar as plataformas de publicidade dentro da loja. Já para os usuários, o trojan gera uma grande quantidade de tráfego de internet por sites pornográficos,  sem que a pessoa perceba, com consequências negativas para quem possui um plano de dados controlado.

De acordo com relatório da ESET, durante a campanha, em média, 10 novos trojans passaram pelo controle de segurança do Google a cada semana. Além disso, esses Cavalos de Tróia não se infiltraram somente na Google Play Store, mas eles também infectaram os dispositivos de milhares de usuários Android. O número médio de downloads por aplicativo foi de 3.600 vezes na loja virtual.

“Embora o trojan tenha obtido sucesso até o momento, uma dica importante para que os usuários evitem ser vitimas de fraude é verificar as avaliações e pontuações dadas para os aplicativos na store”, explica Camillo Di Jorge.