Categorias

ESET lança ferramenta para recuperar arquivos bloqueados por ransomware

A ESET lançou uma ferramenta gratuita que permite recuperar arquivos infectados pelo ransomware TeslaCrypt.

A ferramenta consegue desbloquear, inclusive, as novas variantes da ameaça (v3 ou v4) com arquivos com extensões .xxx, .ttt, .micro e .mp3.

Recentemente, os desenvolvedores do TeslaCrypt anunciaram que dariam fim às suas atividades no cibercrime, tornando pública a chave mestra universal de descriptografia dos arquivos infectados. Durante os últimos meses, o laboratório da ESET veio investigando a fundo a ação do malware, que se caracteriza por bloquear também arquivos de jogos. Em algumas ocasiões, o ransomware é propagado em conjunto com o código malicioso Locky e o trojan Nemucod.

“A ferramenta é uma importante aliada para os usuários e a ESET se orgulha de poder disponibilizá-la gratuitamente às vítimas do TeslaCrypt. Além disso, vale reforçar que o ransomware continua a ser uma das ameaças mais perigosas do momento e sua prevenção é essencial para manter as informações dos usuários segura”, afirma Camillo Di Jorge, presidente da ESET Brasil.

eset-ransomware

Para evitar possíveis ataques de ransomware, os especialistas do laboratório ESET aconselham que os usuários sejam cuidadosos com links e arquivos recebidos por e-mail ou acessados pelo navegador web. Por isso, recomendam verificar se o remetente é de procedência conhecida.  Além disso, destacam a importância de manter o sistema operacional e software atualizados, utilizar uma solução de segurança atualizada e com múltiplas camadas de proteção, além de realizar backups regularmente de todas as informações.

A ferramenta, disponível apenas em inglês, pode ser acessada pelo site: https://soporte.eset-la.com/kb6051/.