Categorias

Espanha realiza a primeira passeata virtual com hologramas

Enquanto o povo ia literalmente às ruas no Brasil, um dia antes hologramas protestaram em frente ao Parlamento da Espanha, em Madrid.

A manifestação virtual parece história de ficçã0-científica, mas aconteceu na noite de sábado e é uma reação a uma nova lei que proíbe a presença de manifestantes reais próximos a prédios públicos. O protesto foi realizado pelo grupo Holograms for Freedom e contou com a participação de milhares de imagens em três dimensões projetadas na praça em frente à sede do legislativo espanhol.

Cerca de 2 mil hologramas foram exibidos por mais de uma hora. Cada um deles segurava cartazes com frases de protesto e trazia o rosto de um manifestante real, inscrito online pelos militantes de diferentes organizações. O que os hologramas pedem é a volta do direito de protestar ao vivo, com pessoas de verdade. Confira o vídeo:

Em Dezembro do ano passado, o governo espanhol promulgou uma lei que proíbe a presença de manifestantes próximos a prédios públicos, incluindo hospitais, escolas e sedes de governo. Os infratores serão processados e condenados a pagar uma pesada multa, que pode chegar a 600 mil euros (perto de dois milhões de reais). Apelidada de “lei da mordaça”, a nova regra entra em vigor a partir de primeiro de Julho na Espanha.

Segundo um dos porta-vozes da manifestação virtual, “se você for uma pessoa, você não será permitido se expressar livremente. Você será capaz de fazer isso apenas se você for um holograma”. Apesar da passeata digital, duas outras grande passeatas físicas já aconteceram desde Dezembro em protesto contra a “lei da mordaça”. Até o momento, o governo espanhol se manteve irredutível na nova legislação.