Categorias

Estado americano usa o Twitter para denunciar quem deve pensão aos filhos

O estado americano do Arizona tomou uma atitude inédita para punir pais e mães que devem pensão alimentícia aos seus filhos: matá-los de vergonha no Twitter.

A iniciativa está usando a conta oficial do estado na rede social para postar nome completo, foto e o valor devido à Justiça dos chamados #deadbeat, gíria americana para “inadimplente”.

O governador do Arizona Doug Ducey explicou a decisão: “por tempo demais vocês tem sido capazes de permanecer anônimos, capazes de se esquivar de suas responsabilidades legais e financeiras sem pudores. Bem, aqui temos uma novidade para todos esses pais deadbeat por aí: a partir de agora, o estado vai começar a postar as fotos, nomes e o dinheiro devido por esses fracassados na mídia social”.

deadbeat

E não é pouco dinheiro que os deadbeat estão devendo não. De acordo com um tuíte da conta do governador, as dívidas de 421 deles somam um total de 20 milhões de dólares. O primeiro pai inadimplente exposto no Twitter devia mais de 170 mil dólares de pensão. Os demais denunciados até agora tem dívidas que variam de 29 mil a 86 mil dólares.

Apesar da aparente humilhação, o estado do Arizona está agindo dentro do limite legal. Uma lei estadual de 1999 obriga o Departamento de Segurança Econômica do Arizona a publicar nome e fotos de devedores de pensão em seu site. O governador apenas resolveu ampliar o alcance da legislação.

Sobre os efeitos dessa exposição, Doug Ducey foi taxativo: “se você não quer que seu comportamento embaraçoso, ilegal e irresponsável se torne viral,  assuma e pague!”.