AliveCor AliveECG
Categorias

Estados Unidos aprovam aplicativo que pode ajudar a prevenir AVCs

A cada dia que passa vemos mais aplicações interessantes e úteis para os dispositivos móveis. Percebemos evoluções tanto relacionadas a hardware quanto a software, que estão tornando smartphones e tablets cada vez mais indispensáveis. Dispositivos vestíveis, ou wearable, o HealthKit, da Apple, e tantos outros similares, nos fazem pensar bastante em como será este futuro da saúde com o auxílio dos gadgets que usamos no dia a dia.

Talvez sofreremos menos e/ou seremos capazes de, com a ajuda deste tipo de tecnologia, prevenir doenças que hoje são verdadeiros pesadelos. O FDA, órgão governamental dos Estados Unidos responsável pelo controle de alimentos e medicamentos, principalmente, aprovou um aplicativo desenvolvido por uma empresa chamada AliveCor.

Trata-se do AliveECG, um aplicativo para monitoramento cardíaco que em breve utilizará um novo algoritmo capaz de detectar fibrilação atrial, um tipo de arritmia cardíaca que pode levar a pessoa a um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

AliveCor AliveECG

O aplicativo AliveECG funciona em conjunto com uma espécie de sensor também desenvolvido pela AliveCor, o qual deve ser acoplado na parte traseira dos smartphones. Posicionando sua mão sobre tal sensor, o paciente então permite que o aplicativo realize a leitura. O aplicativo mede a atividade elétrica do coração, a qual é irradiada através dos dedos.

Caso seja detectado um padrão de arritmia que esteja de acordo com fibrilação atrial, o AliveECG então alerta o usuário. O usuário pode até mesmo enviar o ECG (Eletrocardiograma) gerado pelo aplicativo para cardiologistas localizados em Los Angeles, os quais então verificarão as informações dentro de um prazo de 24 horas (um prazo que, pelo menos para os leigos, parece um tanto quanto grande). O custo deste serviço de análise do ECG será de 12 dólares.

Em relação ao que eu disse acima a respeito do prazo de análise, segundo Euan Thomson, CEO da AliveCor, haverá também uma outra opção disponível, mediante a qual um técnico verificará o eletrocardiograma e devolverá um resultado ao paciente, dentro de meia hora.

E, claro, o ECG poderá ser enviado ao próprio médico do paciente. Como se vê, estamos falando também a respeito de um serviço atrelado ao aplicativo e ao dispositivo leitor, o qual entretanto não é obrigatório, e permite que o usuário utilize seus próprios recursos, seu próprio médico de confiança.

A AliveCor também coleta e armazena em um banco de dados os ECGs dos usuários que fornecerem permissão, sendo que já existem cerca de 6 mil pessoas utilizando o aplicativo da AliveCor e o leitor. Segundo Thomson, estes números também contribuíram para a aprovação da FDA.

AliveCor AliveECG

O novo aplicativo AliveECG, com o novo algoritmo capaz de prevenir AVCs, será disponibilizado em Setembro, e será gratuito. Já o leitor/sensor custa US$ 199,00, pode ser adquirido através do próprio site da empresa e conta com versões adaptáveis a “seis dispositivos iOS recentes“, quatro modelos de smartphones da Samsung e um da HTC.

Agora até nossa saúde pode contar com a ajuda de nossos smartphones. Isso é bom, não?