O estúdio por trás da série Bioshock está sendo desligado. “Estou acabando com a Irrational Games como você a conhece”, disse o chefe do estúdio, Ken Levine.
De acordo com Levine, isso vai envolver a demissão de “todos, menos cerca de 15 membros da equipe” assim que os últimos conteúdos de Bioshock Infinite forem concluídos e enviados para o público.
Mas, enquanto a empresa de 17 anos está sendo desligada, Levine ainda tem planos grandes: o chefe da Irrational irá se unir à editora Take Two para começar “um empreendimento menor”, se concentrando em jogos narrativos que só serão lançados digitalmente.
“Inicialmente, eu pensei que a única maneira de construir este empreendimento seria com um modelo de inicialização clássica, um risco que eu estava preparado para assumir”, disse Levine. “Mas quando eu falei com a Take Two sobre a ideia, eles me convenceram de que não havia lugar melhor para buscar este novo capítulo do que dentro de suas paredes. Afinal de contas, eles são os únicos que acreditaram e apoiaram Bioshock no início”, explicou.
Quanto aos funcionários que irão perder seus empregos, Levine diz que eles terão um período de carência longo, e que a Take Two vai realizar um dia de recrutamento para que os estúdios da editora, bem como outros estúdios terceiros, possam contratar ex-funcionários da Irrational.
Com Levine focando em novas propriedades, o futuro da série Bioshock será controlada pela Take Two. Enquanto a Irrational desenvolveu o Bioshock original e Bioshock Infinite, o desenvolvimento de Bioshock 2 foi feito pela 2K Marin, um dos muitos estúdios internos da empresa. “Se tivermos sorte, vamos construir algo tão memorável quanto Bioshock”, afirmou Levine.