Categorias

Europol lança força-tarefa para combater maiores cibercriminosos do mundo

Especialistas de crimes na web de diversos países ao redor do mundo estão se unindo para formar um novo grupo chamado Joint Cybercrime Action Taskforce (J-CAT, em inglês), que tem como objetivo enfrentar os mais criminosos online.

Andy Archibald, vice-chefe da unidade de crimes cibernéticos da Agência Nacional de Crimes do Reino Unido, foi colocado no comando da equipe, que será baseada no Centro de Cibercrime Europeu (EC3, em inglês), da Europol.

Agentes de cibercrime da Áustria, Canadá, Colômbia, Alemanha, França, Itália, Holanda, Espanha, Reino Unido e EUA já se comprometeram a participar do teste de seis meses do J-CAT.

First Cyber police unit launched in Iran

A equipe irá coordenar investigações sobre ameaças generalizadas, incluindo vírus que roubam logins bancários, e criminosos de alto perfil, como os que tratam de ferramentas hacker e venda de dados pessoais em fóruns clandestinos.

Troels Oerting, chefe do EC3, disse ao jornal Guardian que o grupo J-CAT seria capaz de fazer investigações sobre “criminosos de alto nível” muito mais rápido do que antes.

“Por ter os Estados membros aqui com acesso às suas próprias [agências de] inteligência e informações na ponta dos dedos, seremos capazes de priorizar muito mais cedo. Eles serão capazes de tomar uma decisão imediatamente para começar uma investigação”, disse Oerting.