Categorias

Eventos esportivos devem impulsionar utilização de internet banda larga no país

De acordo com o relatório Basômetro Cisco de Banda Larga 2.0, os eventos esportivos que acontecerão no Brasil nos próximos anos (a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016) vão impulsionar a utilização da internet banda larga no país, e vão fazer as conexões fixas ultrapassarem o volume de 43 milhões de usuários em 2017, representando crescimento de 54,2% em cinco anos.

– A banda larga é um importante instrumento para medir o desenvolvimento de um País. Os grandes eventos esportivos de 2014 e 2016 vão estimular os investimentos no setor de telecomunicações, deixando um importante legado para o Brasil – afirma o presidente da Cisco do Brasil, Rodrigo Dienstmann.

Segundo o relatório, entre janeiro e junho deste ano, o Brasil chegou a 27,1 milhões de conexões, crescimento de 1,3 milhões de usuários em relação ao segundo semestre de 2012. A estimativa é que o país deve atingir 28,3 milhões de conexões até o fim de 2013. Já a utilização da internet móvel, que considera os acessos via modem 3G em computadores ou tablets, é o segmento que mais cresce no país, com aumento de 8,7% no primeiro semestre, em relação ao período anterior.

A banda larga 2.0 atingiu 11,75 milhões de conexões em junho de 2013, e 43,2% desse volume encontram-se na faixa dos 10 Mbps ou mais. Nos três meses em que a banda larga 4G está disponível no Brasil, já chegou à marca de 174 mil usuários. O volume de crescimento é próximo ao da média de crescimento trimestral do 3G.

Ainda que os indicadores apontem um crescimento do acesso à internet, o estudo enfatiza a baixa qualidade da internet no país como principal fator inibidor da utilização da banda larga. Além da baixa qualidade, a banda larga nacional ainda é cara, o que também contribui para uma expansão mais lenta do que poderia ser.