Categorias

Ex-Advogado Geral da União dos Estados Unidos muda de ideia sobre Edward Snowden

O ex-Advogado Geral da União dos Estados Unidos, Eric Holder, mudou o tom do seu discurso sobre o delator Edward Snowden.

Em uma entrevista para um podcast do Chicago Institute of Politics, Holder afirmou que acredita que o ex-funcionário que denunciou os esquemas de espionagem e monitoramento da NSA “prestou um serviço público”.

A posição atual de Holder é bem diferente daquela que ele tinha quando ocupava o cargo de Advogado Geral da União, em 2014. Na ocasião, Holder declarou sobre Snowden: “ele é uma pessoa que está sendo acusada e será acusada de uma variedade de crimes (…) Ele violou a lei. Ele provocou dano à nossa segurança nacional e eu acredito que ele tem ser responsabilizado por suas ações”.

Dois anos depois, Eric Holder tem uma postura mais moderada sobre a situação jurídica de Edward Snowden: “nós podemos certamente discutir sobre a forma na qual Snowden fez o que fez, mas eu acredito que ele realmente prestou um serviço público ao levantar o debate no qual nos engajamos e as mudanças que nós fizemos”.

De acordo com o ex-Advogado Geral da União dos Estados Unidos, Snowden deve se cercar de advogados e retornar ao país, para ser julgado pelos seus atos. Na opinião de Holder, na hora de decidir qual seria a sentença a ser cumprida pelo delator da NSA, “um juiz deveria levar em conta a utilidade que foi ter acontecido aquele debate nacional”.