Categorias

Ex-presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, morre aos 85 anos

Hiroshi Yamauchi, o homem que transformou a Nintendo em uma gigante de videogames, morreu aos 85 anos. Um porta-voz da Nintendo disse à BBC News que a companhia está hoje de luto pela “perda do ex- presidente da Nintendo, Sr. Hiroshi Yamauchi, que infelizmente faleceu esta manhã”.

Quando Yamauchi se tornou presidente da Nintendo, em 1949, a empresa era uma pequena fabricante de cartas de baralho. Em 1963, o executivo diversificou os produtos da gigante e, nos anos seguintes, a Nintendo criou uma empresa de táxi, uma rede de TV e até mesmo uma cadeia de hotéis antes de entrar no ramo de brinquedos em 1966.

Yamauchi faleceu de pneumonia no Japão
Yamauchi faleceu de pneumonia no Japão

O primeiro brinquedo da Nintendo foi a Ultra Hand, que foi projetada por Gunpei Yokoi, mais conhecido por ter criado o Game Boy. De acordo com histórias da empresa, Yokoi criou a Ultra Hand, que era um braço extensível feito para pegar itens, para sua própria diversão, mas quando Yamauchi viu o produto, ordenou que fosse desenvolvido como um brinquedo para o Natal.

Depois disso, a empresa viu a série Game & Watch ganhar sucesso e conseguiu funcionários como Shigeru Miyamoto, que criou títulos como Donkey Kong. Mas isso não era suficiente para Yamauchi: logo em seguida, a empresa estava anunciando o Famicon, que foi o primeiro console da empresa e acabou sendo lançado mundialmente como o Nintendo Entertainment System. O NES foi um grande risco para a Nintendo, mas muitas vezes é creditado como o catalisador para o renascimento da indústria do videogame.

Super Nintendo foi lançado sob o comando de Yamauchi
Super Nintendo foi lançado sob o comando de Yamauchi

Yamauchi continuou como presidente da Nintendo ao longo dos seus “anos dourados”, um período que teve o lançamento, não só do NES e Game Boy, quanto do SNES e N64. O executivo deixou o cargo de presidente em 31 de maio de 2002 e foi substituído pelo atual presidente da Nintendo, Satoru Iwata.

O executivo morreu de pneumonia em um hospital na região central do Japão e seu funeral será realizado no próximo domingo.