Foram três anos de desenvolvimento e 600 milhões investidos na produção de sua plataforma digital, mas o Banco Original, primeiro banco brasileiro 100% online está funcionando desde ontem.
O projeto foi idealizado por Henrique Meirelles, ex-Presidente do Banco Central, e é controlado pelo grupo J&F. Sem nenhuma agência física, o cliente pode realizar todas as operações financeiras online por aplicativos.
“Esperamos que o nosso modelo nos ajude a obter melhores margens de vendas, níveis de inadimplência melhores que a média do sistema com uma base histórica”, afirmou Meirelles em entrevista para a agência de notícias Reuters. A meta do Banco Original é atingir uma base de 100 mil clientes até o final deste ano e subir para 2 milhões de correntistas nos próximos dez anos.
Inicialmente, a estrutura existia como Banco JBS desde 2008 e funciona exclusivamente como uma agência de crédito para pecuaristas. Em 2011, mudou de razão social para Banco Original, com a aquisição do Matone. Dois anos depois começaria o processo de transição para se tornar a primeira instituição financeira no Brasil a operar de forma 100% digital, a exemplo do que acontece lá fora no modelo das fintechs,
Através do Banco Original, o cliente pode realizar abertura e encerramento de conta, crédito, transferências e outras transações financeiras sem precisar comparecer fisicamente a qualquer agência e enfrentar filas ou burocracia. A plataforma digital também possui um sistema de acúmulo de pontos para cartão de crédito.