Categorias

Executiva do Facebook dá palestra para deputados, na Câmara

A Câmara está prestes a votar o Marco Civil da Internet, e alguns representantes do Facebook estão realizando palestras para deputados, e distribuindo informações sobre como utilizar a rede social.

De acordo com uma reportagem da Folha de S. Paulo, quem está passando as dicas para os congressistas é a diretora de Políticas Públicas do Facebook, Katie Harbath, que está aplicando a mesma estratégia adotada pela empresa com congressistas americanos.

A executiva esteve reunida ontem com os 41 deputados que formam a bancada do PSD na Câmara. Na reunião, Harbath deu dicas de como deixar o perfil mais atraente, recomendou a postagem de poucas mensagens por dia, para não incomodar seguidores, e entre outros pontos, disse que o horário de pico entre os usuários é por volta de 21h.

O encontro também teve a presença de Bruno Magrani, especialista de direito e internet que foi contratado esse ano pelo Facebook, buscando montar uma equipe de lobby em Brasília. Ele afirmou que a palestra atendeu a uma demanda dos deputados.

O deputado Eduardo Sciarra (Paraná), líder da bancada do PSD na Câmara, afirmou que a reunião foi marcada pelo departamento de comunicação da bancada, e a executiva do Facebook fez uma “sensibilização” da importância das redes sociais. Hoje, a diretora tem palestra agendada com a bancada do PR na Câmara dos Deputados.

Marco Civil da Internet

O Marco Civil deverá funcionar como uma espécie de “constituição” da rede, estabelecendo regras gerais para temas como liberdade de expressão e proteção de dados pessoais.

A proposta passa a ter prioridade de votação na Câmara a partir de segunda. O Planalto defende o projeto como uma forma de resposta às recentes denúncias de espionagem.

Um dos principais tópicos do marco decreta que o armazenamento de dados coletados no país por empresas, como Google e Facebook, precisará ter uma cópia em território nacional, e está sujeita à legislação local. A ideia é que essas empresas possam responder judicialmente pelas informações.