Categorias

Exército americano quer equipar cada soldado com um mini-drone

Para onde leva uma estrada secundária? Há algum inimigo escondido naquela ruína? O que tem do outro lado daquele morro? Para responder essas perguntas em zonas de conflito, o Exército americano quer usar mini-drones.

O objetivo é equipar cada soldado de um esquadrão com uma unidade voadora de no máximo 150 gramas capaz de voar por quinze minutos antes de precisar de recarga.

Projetos similares já foram empregados pelas forças armadas do Reino Unido e da Noruega, ainda que não na escala pretendida pelos militares americanos. Batizado de Soldier Borne Sensors, o Exército dos Estados Unidos abriu uma consulta pública com fabricantes para atender suas necessidades de um drone que caiba na palma da mão e possa ser controlado por seus soldados para avaliar a segurança do terreno.

De acordo com as especificações apresentadas, o Exército americano procura um drone que caiba no bolso do uniforme, possa ser colocado em funcionamento em até 60 segundos, tenha uma câmera com capacidade de transmissão em tempo real, permaneça 15 minutos no ar, tenha um alcance entre 500 e 1500 metros e suporte ventos de 10 a 15 nós.

Embora já sejam utilizados drones maiores para reconhecimento, vigilância e até ataque, os militares buscam uma solução mais rápida e disponível para fornecer “informação relevantes sobre o que está imediatamente ao redor”.