O Facebook anunciou hoje novos recursos para medir a audiência, que permitem que os anunciantes mirem os usuários que já tiverem visitado seus websites ou utilizem o app mobile. As novas ferramentas serão disponibilizadas “em breve” para um número limitado de parceiros de testes, e terá lançamento global nos próximos meses.
Para quem não conhece o recurso, a ferramenta permite que anunciantes peguem suas atuais listas de clientes e mostrar anúncios apenas para aquelas pessoas no Facebook. Essa nova adição significa que eles podem detalhar e servir anúncios apenas para usuários de desktop ou mobile que mostraram interesse em efetivamente acessar um site ou aplicativo.
O Facebook oferece o seguinte exemplo:
“Um vendedor de bicicletas pode atingir pessoas que começaram a projetar bicicletas em sua página mas não fizeram uma compra. Através de audiências customizadas, a empresa pode alcançar essas pessoas através do feed de notícias da versão desktop para que elas terminem de fazer a customização online” – exemplificou o Facebook.
As audiências personalizadas funcionam com todos os formatos de anúncios e capacidades de direcionamento do Facebook, enquanto as audiências customizadas dos apps móveis são semelhantes, mas voltadas apenas para desenvolvedores de apps móveis. Em resumo, o movimento de hoje é mais um exemplo de como o Facebook está puxando as informações sobre outras propriedades onde residem os seus plugins de volta ao seu serviço principal, para o benefício de seus parceiros que geram receitas.