Categorias

Facebook anuncia recurso que identifica fotos do usuário mesmo sem ele estar marcado

O Facebook anunciou um recurso bastante interessante: através de uma tecnologia de reconhecimento facial, a rede social será capaz de identificar fotos dos usuários mesmo sem que eles estejam marcados. Os usuários também serão avisados, sempre que fotografias suas sejam postadas.

Trata-se de um recurso que faz uso da mesma tecnologia presente quando realizamos o upload de vídeos e fotos e recebemos sugestões de amigos para marcar. O Facebook também tem em mente proteger a identidade e a privacidade dos usuários, alertando-os sempre que alguém postar uma foto sem autorização, por exemplo.

Digamos que alguém realiza o upload de uma foto sua, por exemplo, sem que você saiba. Digamos que alguém queira utilizar sua imagem sem sua autorização, ou até mesmo se passar por você, utilizando o seu rosto. Nestes casos o recurso entra também em ação, alertando os proprietários das fotos, ou seja, os usuários ali retratados, e permitindo que ações sejam então tomadas.

O recurso funciona mesmo sem que você tenha sido marcado, vale lembrar, e este é seu grande atrativo. Trata-se de um sistema de reconhecimento facial, o qual é sujeito a falhas, obviamente, e até mesmo por isso o Facebook manterá em funcionamento um recurso para que você o avise caso receba o alerta em situações em que seu rosto não aparecer. O recurso também funciona dependendo da audiência. Ou seja, se uma fotografia sua for postada em modo privado, você não receberá o alerta.

Dentro de algum tempo, deficientes visuais também serão beneficiados pela mesma tecnologia. Fotografias serão descritas, para eles, em áudio, ditando os nomes das pessoas que nelas aparecem.