A conferência anual F8 do Facebook é destinada a desenvolvedores, mas sempre apresenta novidades que irão mudar a relação entre os usuários e a maior rede social do mundo e a versão desse ano não poderia ser diferente.
Ao subir no palco, Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, não poupou discurso contra a onda de intolerância que cresce no mundo: “eu estou começando a ver pessoas e nações se voltando para dentro, contrários à ideia de um mundo conectado e uma comunidade global. Eu escuto vozes temerosas pedindo pela construção de muralhas e distanciando pessoas que elas etiquetam como ‘outros’. Pelo bloqueio da liberdade de expressão, pela redução da imigração, pela redução do comércio, e em alguns casos do mundo até mesmo pelo corte do acesso à internet”.
Embora não tenha citado o pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Donald Trump, suas ideias extremistas de uma muralha separando o país do vizinho México e um controle de imigração estavam presentes na apresentação de Zuckerberg. O CEO do Facebook concluiu que “é necessário coragem para escolher a esperança sobre o medo” e afirmou que pode ser chamado de “ingênuo”, mas essa é a posição da rede social enquanto caminha para a frente.
Em seguida, o executivo apresentou uma nova plataforma de desenvolvimento para bots de conversação para o Facebook Messenger, incluindo uma série de APIs para facilitar a integração com o aplicativo. Esse é oficialmente o ponto de partida para a transformação do Messenger em um canal de comunicação automatizado entre usuários e empresas e serviços. O objetivo é substituir os tradicionais modelos de atendimento telefônico 0800 por uma estratégia mais tecnológica, econômica e inteligente o bastante para atender às necessidades dos consumidores.
Zuckerberg vê o Facebook Messenger como a linha de frente do crescimento da empresa: ele é o segundo aplicativo mais popular no iOS, atrás apenas do próprio Facebook, e é aquele com o crescimento mais acelerado. Não por acaso, de acordo com dados apresentados na F8, o volume de mensagens combinado do Messenger e do WhatsApp é três vezes superior ao volume de SMS disparados diariamente, com 60 bilhões de mensagens trocadas entre os usuários todos os dias.
Para os desenvolvedores web, o Facebook reservou uma novidade que deve dar uma turbinada nos acessos: o botão Save for Facebook. A funcionalidade já existe nos aplicativos da empresa, embora esteja escondida no meio de outras opções. Basicamente, o sistema guarda o link para uma página ou conteúdo para ser lido posteriormente pelo usuário. O conceito é semelhante ao utilizado por serviços como Pocket ou InstaPaper, mas o Facebook não altera o conteúdo da página nem remove a publicidade, uma vez que apenas o link é preservado em uma lista.
Durante a conferência, também foi introduzido um novo sistema de login batizado de Facebook Accounts. A API para desenvolvedores permite que usuários façam logins em outros ambientes ou sites utilizando somente um número de telefone, no lugar de uma senha. Eddie O’Neil, gerente de produto da empresa, brincou com a novidade: “as pessoas nos disseram que elas odeiam senhas”.
Outra funcionalidade apresentada na F8 foi o conceito de “compartilhamento de citação”. Para quem tem o hábito de copiar e colar partes de textos ou artigos de outros lugares no seu Facebook ou mesmo tira um print da tela e publica na rede social, a nova ferramenta será muito bem-vinda: com o recurso habilitado em páginas da web ou aplicativos, o usuário poderá selecionar um pedaço de texto, apertar um botão e ver aquele conteúdo selecionado publicado diretamente no Facebook formatado como citação.
Mark Zuckerberg também foi o protagonista de outro anúncio: o lançamento de APIs que permitem que qualquer aplicativo ou serviço possa transmitir vídeo ao vivo para o Facebook. Para demonstrar a novidade, um drone da DJI voou próximo ao executivo enquanto sua câmera filmava e transmitia usando o novo recurso.
O Facebook também apresentou um novo tipo de câmera em 360º de código-aberto para a produção de vídeos no formato para a rede social. Batizada de Facebook Surround 360, a solução utiliza um sistema de 17 câmeras conectadas em círculo que operam junto a um programa de captura de imagens em 360º. As especificações devem estar disponíveis para desenvolvedores e montadores até o próximo semestre.
Embora o Facebook esteja na vanguarda da Realidade Virtual desde a compra da Oculus, a empresa anunciou planos para o desenvolvimento de um óculos de Realidade Aumentada. Analistas acreditam que os dois tipos de “realidades” devem convergir em um futuro próximo. Pensando nisso, foi mencionado no F8 que o Facebook está trabalhando em um aparelho que é mais parecido com um óculos convencional do que com um dispositivo de RV. Zuckerberg acredita que nos próximos 10 anos essas tecnologias terão supremacia sobre a forma de consumo de mídia que temos hoje.