Categorias

Facebook confirma que está construindo drones, satélites e lasers para oferecer acesso à Internet

Enquanto o Google faz suas experiências com balões de hélio para dar acesso à Internet, o Facebook anunciou que está trabalhando em drones, satélites e lasers. A rede social revelou hoje seu Laboratório de Conectividade, que evoluiu como parte de sua iniciativa Internet.org.

Yael Maguire, porta-voz do Facebook, explicou ainda alguns de seus planos para ambientes de baixa densidade, que incluem uma combinação de sistemas de satélites de baixa órbita e sistemas geoestacionários.

Vários satélites teriam de estar em órbita para proporcionar uma cobertura adequada, por isso o Facebook também espera conectá-los com lasers. “Em nossa equipe, temos alguns dos pioneiros neste campo chamado de ópticas em espaço livre, para poder distribuir realmente surpreendentementes fluxos de dados de alta capacidade – semelhante ao que você encontraria em redes de fibra óptica – por meio do ar”, disse Maguire.

Em um comunicado à imprensa, a iniciativa Internet.org disse que também está trabalhando com a Ascenta, uma equipe de cinco membros no Reino Unido especializada em aeronaves e drones de alta altitude e grande resistência. O trabalho também reforça relatos de que o Facebook estava querendo comprar a Titan Aerospace, uma fabricante de aviões movidos a energia solar que podem voar por longos períodos de tempo sem ter que pousar.

“Nós vamos continuar a construir parcerias, mas conectar o mundo inteiro vai exigir inventar uma nova tecnologia também. Isso é o que o nosso Laboratório de Conectividade está focando”, disse o co-fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg.

O Laboratório de conectividade inclui especialistas da Ascenta, Jet Propulsion Laboratório da NASA, Ames Research Center da NASA e o Observatório de astronomia Nacional.