O Facebook decidiu atualizar seu aplicativo para iOS e adicionou uma característica interessante: seguindo os passos do Vine, app lançado pelo Twitter que permite gravar vídeos de até seis segundos, a rede social desenvolveu uma funcionalidade de gravar e compartilhar vídeos diretamente de seu aplicativo iOS.
A função já existia no aplicativo, mas agora ficou mais simples e rápida de usar: ao criar um novo status e clicar na Câmera, o usuário é direcionado para suas fotos e vídeos e no final da página há um botão de câmera que permite gravar um vídeo e compartilhá-lo na hora.
Essa não é a primeira vez que o Facebook se inspira em produtos da concorrência para criar ou modificar os seus próprios, como o Messenger, que não precisa de uma conta na rede social para funcionar, seguindo o estilo do Whatsapp, e o Poke, que envia mensagens e fotos que se autodestroem depois de um tempo, inspirado no Snapchat.
Além da função, a atualização também trouxe outra novidade: o sistema de autenticação do Facebook agora faz parte do aplicativo no iOS. O recurso, que está presente para Android há algum tempo, permite que usuários autentiquem sua identidade com um código personalizado gerado ao fazer login no Facebook em um novo computador ou dispositivo. O recurso é acessível a partir da barra lateral do aplicativo, logo acima da opção “Configurações de Conta”.