Categorias

Facebook e Mozilla juntos para tentar reduzir o tamanho das imagens na web

Quem desenvolveu para a web nos anos 90 teve que comprimir muita imagem para ganhar velocidade. Mas, hoje em dia, o usuário médio não quer nem saber o tamanho da foto e já sobe para o Facebook. A rede social e a Mozilla estão unidas para tentar mudar isso.

O objetivo das duas empresas é reduzir o tamanho das fotos e economizar o consumo de banda na Internet. A parceria estuda uma forma de melhorar o formato de compressão JPEG, ao invés de tentar introduzir um novo formato de imagem.

Inicialmente, o Facebook passará a adotar o encoder JPEG da Mozilla, o mozjpeg. Este algoritmo foi lançado esse ano e consegue reduzir o tamanho das imagens entre 5% e 15%, dependendo do caso, sem perda de qualidade, em relação aos encoders já existentes no mercado.

Os estudos realizados pelas duas empresas concluíram que o custo-benefício da adoção do encoder para JPEG ultrapassa o de novos formatos. Para uma rede social do tamanho do Facebook, que processa milhões de imagens diariamente, o ganho de banda é substancial.

Um dos concorrentes analisados é o WebP, criado pelo Google. Entretanto, a quase onipresença do formato JPEG tornaria a adoção de um novo formato bastante demorada e onerosa.

“O Facebook apóia o trabalho que a Mozilla fez em construir um encoder de JPEG que pode criar JPEGs menores sem comprometer a qualidade visual das fotos”, declarou a engenheira de software do Facebook Stacy Kerkelasaid.