Categorias

Facebook está trazendo Internet gratuita para o Brasil

O Facebook irá trazer seu projeto de Internet sem fio de banda larga e gratuita para a favela de Heliópolis, em São Paulo, até o final do ano. É o primeiro passo para implantar a Internet.org no Brasil.

A iniciativa foi anunciada depois de um encontro entre o fundador do Facebook Mark Zuckerberg e a Presidenta do Brasil Dilma Rousseff, durante a 7ª Cúpula das Américas, na última sexta-feira, na cidade do Panamá. “A Presidenta e eu acreditamos que todos deveriam compartilhar dos benefícios econômicos e sociais da conectividade”, afirmou Zuckerberg.

O acesso wi-fi gratuito será disponibilizado para os 200 mil moradores de Heliópolis e funcionará como um laboratório de testes para estender a iniciativa da Internet.org para outras comunidades carentes do Brasil. Embora não se tenha falado em prazos, acredita-se que o projeto deva ser inaugurado na visita de Zuckerberg ao país em Junho.

O Brasil é a segunda maior audiência do Facebook no mundo, perdendo apenas para o mercado norte-americano. A estratégia de inclusão digital do Internet.org é ampliar a base de usuários em diversos países em desenvolvimento. A aliança entre o Facebook e o governo brasileiro pode impulsionar o projeto de Rousseff de aliar a iniciativa privada com o poder público para levar banda larga de baixo custo para a população.