Categorias

Facebook estaria se preparando para saída da Google Play

Segundo fontes internas, o Facebook teria realizado uma série de testes relacionados à versão Android do seu aplicativo e estaria se preparando para uma eventual remoção da loja Google Play.

A meta da iniciativa é continuar funcionando no ambiente Android, mesmo à revelia de qualquer decisão drástica que possa ser tomada por parte do Google ou mesmo do próprio Facebook.

Oficialmente, o Facebook não comenta, mas foi apurado que um dos testes foi realizado para verificar a fidelidade dos usuários à rede social, independente da performance do aplicativo. De acordo com o site The Information, os testes foram feitos anos atrás e consistiam em introduzir erros randômicos e quedas de acesso no aplicativo para um número selecionado de usuários.

O objetivo era verificar se os usuários abandonariam o aplicativo de vez ou mesmo o Facebook. Apesar das falhas recorrentes, os usuários continuavam retornando para tentar se conectar, mesmo em casos extremos. Os testes foram suspensos após se concluir que a qualidade do aplicativo não interferia na fidelização do usuário.

Mas outros testes também foram realizados, inclusive de distribuição alternativa do aplicativo através de canais que não são a Google Play. Durante uma semana, em um país não-especificado, usuários foram instruídos a baixar a nova versão do aplicativo para Android através de um link que levava para um endereço diferente da loja oficial da plataforma. O teste foi positivo, apesar dos resultados “não serem desastrosos”.

Estes planos de contingência do Facebook também envolvem negociar diretamente com fabricantes de dispositivos móveis para que o aplicativo venha pré-instalado nos aparelhos e gerenciar diretamente serviços inerentes como notificações e pagamentos internos. Outros planos abortados incluíam uma versão independente do Android, com o Facebook embutido e até mesmo seu próprio smartphone.

Em diversos segmentos, Facebook e Google se encontram em posições antagônicas e as duas empresas já entraram em conflito no passado. As informações reveladas pelo The Information apenas apontam que Mark Zuckerberg e seus executivos estão preparados para irem até às últimas consequências para manter a rede social acessível no ambiente Android.