Categorias

Facebook gera mais de 4 milhões de empregos em todo o mundo

Não é apenas o número de usuários do Facebook que é astronômico. Segundo um estudo patrocinado pela empresa, a rede social gera 4,5 milhões de empregos em todo o mundo.

O relatório conduzido pela consultoria Deloitte e publicado nesta terça-feira aponta que o Facebook acrescentou 227 bilhões de dólares à economia mundial no ano passado, sendo que 100 bilhões investidos apenas nos Estados Unidos, seu país-sede. Também nos Estados Unidos, o Facebook seria responsável por mais de 1 milhão de postos de trabalho.

A Inglaterra seria o segundo país mais beneficiado pelas atividades econômicas do Facebook, com 154 mil empregos gerados pela existência da rede social e cerca de 11 bilhões de dólares movimentados. Em terceiro lugar no estudo, vem o Brasil, onde a rede social seria responsável por 231 mil empregos com um impacto econômico de 1o bilhões de dólares.

De acordo com a Deloitte, o grande contingente populacional brasileiro associado a sua alta taxa de engajamento com a rede social seriam os fatores que colocam o Brasil em uma posição favorável entre os países onde o Facebook atua.

Esses números, entretanto, não são tirados da ação direta do Facebook. A rede social, enquanto empresa, possui apenas 8 mil funcionários. Mas o estudo da Deloitte avalia seu impacto em outras áreas, como empresas de publicidade, desenvolvedores de aplicativos e negócios que dependam da mídia social para impulsionar suas operações.

Segundo o relatório, “o Facebook permite atividade econômica global ao ajudar a desbloquear novas oportunidades ao conectar pessoas e negócios, reduzindo as barreiras para o mercado e estimulando a inovação”. O estudo completo de 36 páginas está disponível para download em formato PDF.