Categorias

Facebook: Saiba como se proteger da Busca Social

Busca Social tira privacidade de usuários

Com o Graph Search (ou Busca Social) sendo anunciado pelo Facebook nessa semana, muitos usuários ficaram preocupados com suas informações partilhadas na rede social, pois, além de buscas interessantes, como “músicas que meus amigos curtem”, a ferramenta também permite pesquisas preocupantes, como “fotos de mulheres em biquínis” ou “fotos de crianças”. E, mesmo que o serviço esteja disponível apenas nos EUA, isso não significa que ele não vá aparecer no Brasil em breve. Então, para tentar proteger um pouco mais sua privacidade, aqui vão algumas dicas:

Páginas curtidas

Para começar a fugir da Busca Social, você pode evitar que seu rosto apareça em buscas baseadas em páginas curtidas: vá até seu perfil e clique em “Opções Curtir”. Depois, clique em “Editar”, assim surgirão botões para controlar a visibilidade das páginas curtidas, basta mudar para “Amigos” ou “Somente Eu”. Além disso, você pode descer a página e mudar o campo de “Outras páginas que você curte”, escolhendo a opção “Amigos” ou “Somente Eu”.

Suas fotos

Quando se trata das fotos postadas no Facebook, o usuário pode configurar quem deve acessar suas imagens ou não, porém, fotos postadas pelos seus amigos continuarão acessíveis, mesmo se você se desmarcar da imagem. E lembre-se: tentar ocultar uma foto da sua linha do tempo também não altera os resultados da Busca Social. Sendo assim, para impedir que qualquer pessoa veja a foto, você deve pedir diretamente ao seu amigo para excluir a imagem.

Seu perfil

Você pode também diminuir suas chances de aparecer na busca ao definir quem pode ver suas atualizações. Assim, ao postar uma foto ou post, clique no seletor de público para definir se o conteúdo será “Público”, para “Amigos” ou “Personalizado”.

Mas não adianta apenas restringir conteúdos novos, uma boa dica é fazer todos os seus posts antigos poderem ser visualizados apenas por amigos. Para isso, vá até as configurações de privacidade, clique no link “Limitar publicações anteriores”, depois em “Limitar publicações passadas”. Pronto, somente seus amigos podem ver seu passado.

Além de todas essas dicas, nunca se esqueça: se você tornou alguma de suas informações “Pública”, pessoas que não estão nas suas conexões poderão encontrá-lo nas buscas. Para controlar quem pode ver seus dados em geral, dê uma olhada e edite suas configurações na guia “Sobre”, dentro da linha do tempo. Cada item traz um ícone no topo à direita, onde o usuário pode escolher quem pode ver cada informação.

Assista mais informações sobre o Facebook Graph Search