Categorias

Facebook testa autenticação por reconhecimento facial

O Facebook já está testando uma forma de autenticar seus usuários a partir do reconhecimento facial através da câmara de dispositivos móveis nos quais eles já tenham logado no sistema anteriormente.

A funcionalidade seria opcional para os usuários e deverá ser utilizada na eventualidade do usuário ser bloqueado na rede social, sem acesso a sua senha usual, em casos bem específicos onde a autenticação por dois fatores não possa ser utilizada.

Um porta-voz do Facebook confirmou os testes e explicou que o reconhecimento facial “é outro passo, ao longo de autenticação de dois fatores via SMS, que nós estamos tomando para nos certificar que proprietários de contas possam confirmar sua identidade”. O recurso não seria obrigatório e tampouco funcionaria como um substituto para os padrões adotados atualmente, de acordo com a rede social.

Uma imagem da tela de autenticação já vazou na internet, embora os testes estejam sendo realizados com um número limitado de usuários:

O Facebook já possui a tecnologia necessária para reconhecimento do rosto de seus usuários: o recurso é utilizado diariamente em marcação de fotos, com uma taxa de acerto de 97% em condições de iluminação e qualidade de fotografia dos mais diferentes espectros. A implementação dos mesmos sistemas de identificação em tempo real não seria um desafio tão grande assim para seus desenvolvedores. Na verdade, a grande dúvida é por que a rede social esperou a Apple colocar o recurso em evidência com seus novos iPhones para iniciar os testes do mesmo princípio.