Categorias

Facebook testa mudança no alcance de Páginas

Se já estava difícil há tempos manter uma audiência consistente no Facebook para empresas e organizações, o alcance das Páginas pode ficar ainda mais difícil em um futuro próximo.

A rede social está testando uma mudança drástica no sistema de distribuição de postagens originárias de Páginas na plataforma, removendo elas do Feed de Notícias dos usuários e restringindo sua presença ao novo e ainda pouco divulgado Feed de Exploração.

A novidade pegou muitos administradores de Páginas desprevenidos em seis países diferentes: Eslováquia, Sérvia, Sri Lanka, Camboja, Guatemala e Bolívia. Foram reportadas quedas de alcance de até 60% dependendo das Páginas e esse impacto reflete no volume de acessos de sites importantes. Por enquanto, não há indícios de que esses testes estejam sendo conduzidos no Brasil ou possam ser aplicados por aqui no futuro próximo.

De acordo com um comunicado do Facebook para a imprensa, “com todas as histórias possíveis no feed de cada pessoa, sempre trabalhamos para conectar as pessoas com as postagens que elas acham mais significativas. As pessoas nos disseram que querem uma maneira mais fácil de ver mensagens de amigos e familiares, então estamos testando dois feeds separados, um como um espaço dedicado com postagens de amigos e familiares e outro como um espaço dedicado para postagens de Páginas”.

A princípio, o Facebook reiterou que tratam-se de testes e que não há planos em andamento para implementar essa mudança a nível mundial. Entretanto, a estratégia seria uma justificativa plausível para a introdução do Feed de Exploração. Mas, analistas de mídias sociais temem que a plataforma esteja fechando ainda mais o cerco para o chamado alcance orgânico, gratuito, empurrando os administradores para a publicidade, pagando por anúncios dentro da rede social.