Categorias

Facebook testa recurso de classificar páginas com estrelas

Novo recurso está sendo testado pelo Facebook
Novo recurso está sendo testado pelo Facebook

O Facebook está testando um recurso para classificar Páginas com estrelas, em um total de até cinco estrelas, na versão desktop do site. De acordo com o TechCrunch, o Facebook está experimentando o recurso com uma quantidade pequena de usuários, e a intenção do recurso é mostrar algum tipo de medição de qualidade, superior a um simples Curtir.

Utlizar um sistema de classificação por estrelas não é algo novo, até mesmo no Facebook: a rede social já vinha coletando esse tipo de informação de usuários via desktop, em relação a buscas de lugares e aplicativos. A novidade é que, agora, essas informações estão explícitas e ficarão em um lugar de destaque nas Páginas.

Caso saia da fase de testes e seja implantada para todos os usuários, essa mudança resultará em maiores implicações para os usuários da rede social. Primeiro, para os usuários comuns, vai fornecer um nível melhor de informações sobre algum conteúdo, além de um simples “Curtir”, uma vez que essa é uma opção relativamente ambígua: os usuários empregam o Curtir de várias formas, como por exemplo, para expressar simpatia, interesse ou até mesmo solidariedade. O número de curtidas mostra superficialmente o volume de pessoas atingidas por aquele conteúdo, mas não necessariamente a avaliação que essas pessoas fazem desse conteúdo.

Os comentários mostram algum tipo de opinião em relação ao que os usuários sentem, mas o sistema de classificação de cinco estrelas alinha bem os conceitos de “informação utilizável” e “informação de fácil compreensão”, quando comparado aos Curtir e comentários. E conforme o Facebook vai se tornando~uma plataforma para fornecer informações de utilidade pública, oferecer melhores informações sobre como os usuários se sentem em relação a pessoas, lugares e coisas faz total sentido.

Ainda não está claro se a exibição das estrelas será obrigatória, mas caso o Facebook resolva competir com serviços de recomendação, como o Foursquare, é bem provável que o recurso se torne padrão. O novo recurso pode mudar drasticamente a forma como as empresas utilizam a rede social, com mais ênfase nos serviços ao cliente, ao invés de simplesmente manter a presença nas redes sociais.

Obter Curtidas é relativamente fácil, mas para convencer os usuários a encher a barra de estrelas, as companhias vão precisar de muito mais esforço e interação.