Categorias

Facebook vai oferecer ajuda a usuários infectados com malware

O Facebook se cansou de ver contas comprometidas enviando mensagens de spam e malware para outros usuários. A partir de agora, a rede social vai oferecer soluções de segurança para quem tiver sido contaminado.

As contas que forem suspeitas de pertencerem a computadores infectados com malware receberão um alerta do Facebook e links para antivírus gratuitos. Inicialmente, a rede social fechou parceria com a F-Secure e Trend Micro, que irão disponibilizar ferramentas de escaneamento, identificação e remoção dos principais vírus, Cavalos de Tróia e Worms.

Segundo Arto Saari, Gerente de Produto da F-Secure, a popularidade do Facebook o tornou um alvo fácil para ameaças virtuais. Novas pragas estão buscando a confiabilidade da rede de amizades para publicar links maliciosos e mensagens de publicidade em nome de usuários reais.

O Facebook conseguirá identificar a conta comprometida pelo seu comportamento e o usuário receberá uma notificação em forma de popup sobre o problema. As ferramentas de segurança oferecidas fazem uma verificação completa no sistema e se removem automaticamente após a conclusão da tarefa. O usuário pode interromper o rastreamento, mas continuará recebendo notificações até o Facebook ter certeza de que a conta está limpa.