Categorias

Falhas de segurança comprometem privacidade de usuários do Mega

Mega ainda tem muitos problemas a serem resolvidos

Kim Dotcom mal acabou de lançar seu novo serviço de compartilhamento e já está chamando a atenção de críticos preocupados com a segurança do Mega: especialistas examinaram o serviço, encontrando problemas na forma que o site utiliza recursos de criptografia.

Na página de login do site não inclui um recurso para recuperação de senha. Ou seja, se você esquecer seus dígitos, não há mais como acessar qualquer arquivo armazenado em sua conta. Isso acontece pelo fato da senha de acesso ser também a senha da chave criptográfica que o serviço usa para proteger os arquivos do usuário. Como a chave não pode ser trocada, não há meio de mudar a senha.

Os métodos de criptografia usados até são adequados para proteger o próprio serviço, que não pode ver os conteúdos dos arquivos e das mensagens trocadas pelos usuários. Entretanto, seus usuários acabam sendo prejudicados com menos segurança e proteção.

Além das questões de segurança, o serviço ainda enfrenta incompatibilidades com navegadores e até mesmo o download de arquivos fica prejudicado no Firefox. Como o Mega ainda está sendo desenvolvido, deve trazer soluções para esses problemas em um futuro próximo, mas por enquanto, o serviço recomenda o uso do Google Chrome.