Categorias

Fazendeiros dos EUA estão fazendo jailbreak em tratores

Você já ouviu falar em jailbreak de smartphones, jailbreak de consoles e outros dispositivos. Mas certamente nunca ouviu falar de jailbreak de tratores.

Pois é exatamente isso que fazendeiros norte-americanos estão fazendo com os veículos mais recentes da montadora John Deere, líder de mercado, para conseguir realizar reparos em suas máquinas.

A John Deere vem impondo regras rigorosas de manutenção que impedem que os consumidores realizem seus próprios reparos, utilizem oficinas não-autorizadas ou mesmo façam customizações no uso dos tratores. A saída encontrada pelos proprietários é utilizar um firmware hackeado na Ucrânia para quebrar os bloqueios do sistema operacional dos veículos e conseguir permissão de root.

Danny Kluthe, criador de porcos do interior do Nebraska, está longe de ter o perfil de um entusiasta de tecnologia ou um hacker, mas explica com bastante lógica o que tem levado os fazendeiros a tomar essa atitude: “quando chega a época da colheita e o negócio quebra, são grandes as chances da gente não ter tempo de ficar esperando um funcionário da concessionária aparecer para consertar. A maioria desses novos equipamentos precisa de um download”.

O “download” a que Kluthe se refere é oferecido por mecânicos terceirizados que descobriram o caminho das pedras em fóruns fechados na web, que apenas aqueles que possuem um convite de um membro podem entrar. Mais conhecidos como fóruns de hackers. Com acesso a esses subterrâneos, os mecânicos conseguem comprar o firmware ucraniano que faz jailbreak nos tratores, assim como geradores de senhas e ferramentas de diagnóstico que seria proprietários da John Deere.

Outro fazendeiro do Nebraska, Kevin Kenney, explica a revolta dos donos de tratores contra a montadora: “se um fazendeiro compra o trator, ele deveria ser capaz de fazer o que quiser com ele. Você quer trocar uma transmissão e você leva para um mecânico independente – ele pode colocar a transmissão nova, mas o trator não sai da oficina. A Deere cobra US$230, mais US$130 a hora, para um técnico ir lá e plugar um conector na rota USB para autorizar a peça”.

Os fazendeiros da região se uniram para processar a John Deere e exigir um fim para o contrato absurdo de manutenção. Nas cláusulas atuais, a empresa sequer pode ser responsabilizada por atrasos na colheita ou acidentes provocados pela demora de aparecer um técnico autorizado. Enquanto a Justiça não se pronuncia a favor dos direitos do consumidor, os proprietários vão dando o famoso “jeitinho”, mesmo que não conheçam a palavra jailbreak.