Categorias

Fazendo História: Sonda Philae Lander é a primeira a aterrissar em cometa

Em uma missão histórica que levou mais de uma década, a Agência Espacial Europeia acaba de aterrissar com sucesso a sonda Philae Lander no cometa 67P, marcando a primeira vez que uma nave espacial chega na superfície de um cometa.

A sonda, que tem sua própria conta no Twitter, marcou a data histórica afirmando que tinha um novo endereço (no cometa 67P).

Philae Lander foi ejetada do veículo espacial Rosetta cerca de sete horas atrás, caindo a uma velocidade lenta, devido à atração gravitacional suave de 2,5 quilômetros de extensão do cometa.

Rosetta levou 10 anos para chegar no 67P. Ela teve que orbitar a Terra três vezes para criar dinâmica e velocidade suficiente e, em seguida, entrar em um modo de hibernação para economizar energia, até alcançar, finalmente, o cometa e ejetar a sonda Philae.

A ESA confirmou que está recebendo sinais de Philae, e que arpões usados para ancorar a sonda foram disparados com sucesso.

Esta missão e seu sucesso é importante porque cometas são pedaços de planeta que basicamente acabam sendo atirados através do Espaço, e provavelmente contêm informações sobre moléculas complexas que podem conter os blocos de construção para vidas.

Agora que chegou, Philae vai realizar experimentos na potência máxima até que sua bateria seja esgotada. Painéis solares devem recarregar a sonda, desde que ela não tenha desembarcado em uma sombra.