FBI
Categorias

FBI alerta sobre risco de hacking de automóveis

Enquanto o mundo se preocupa com a trombada que o carro autônomo do Google deu em um ônibus, o FBI alerta sobre o risco de hackers atacarem carros pilotados por humanos.

A agência americana publicou um aviso sobre o perigo real dos carros conectados com sistemas de controle de bordo estarem vulneráveis à ação de invasores remotamente.

Falhas de segurança similares já foram comprovadas por pesquisadores de segurança em mais de uma ocasião. Um agente mal-intencionado poderia assumir o comando de elementos importantes da direção, como o volante ou os freios dos veículos com computadores de bordo, com resultados catastróficos.

De acordo com o alerta emitido, “embora vulnerabilidades podem nem sempre resultar em um atacante ser capaz de acessar todos os componentes do sistema, os riscos de segurança para os consumidores poderiam aumentar significativamente se o acesso envolver a habilidade de manipular sistemas críticos de controle do veículo”. O FBI afirma que está trabalhando com a indústria automobilística para reduzir a incidência de problemas no futuro.

Entretanto, o órgão governamental recomenda cuidados aos motoristas dos modelos que possuem sistemas conectados:

  • Tentar se manter ciente dos últimos avisos de recall afetando carros;
  • Certificar-se de que os programas do veículo estão atualizados;
  • Ser cauteloso quando realizar qualquer modificação nos programas do automóvel;
  • Exercitar discrição quando conectar qualquer dispositivo, como smartphones ou tablets, ao seu carro;
  • Ter o controle de quem tem acesso físico ao seu veículo.