Categorias

Ferramenta nacional bloqueia spam no Twitter

Twitted.me promete proteger contas contra spams
Criadores do Migre.me desenvolvem Twitted.me, serviço que ‘vacina’ perfis contra spammers.

Com o aumento no número de usuários no Twitter, cresce também o número de spams – as mensagens indesejadas que podem vir por meio de mensagem direta (DM), ou reply (mensagem que cita o @nomedousuário).

Uma ferramenta criada pelos desenvolvedores do site Migre.me promete minimizar o problema. O Twitted.me funciona de duas formas. Uma delas é recebendo denúncias de perfis de spammers. A outra é “vacinando” os perfis de usuários que não desejam mais receber tais mensagens.

“No último mês, recebemos uns quatro ou cinco spams por dia e decidimos que era preciso dar um jeito nisso”, explicou Jonny Ken Itaya, diretor de tecnologia da Kingo Labs, criadora do projeto.

Itaya explica que o Twitted.me possui três filtros para definir se um perfil tem mesmo características de um spammer. “Se tiver, ele bloqueia as mensagens desse perfil para os usuários que tiverem se cadastrado no Twitted.me”, afirmou.

As denúncias de perfis spammers podem ser feitas tanto pelo site do Twitted.me quanto pelo próprio Twitter, bastando para isso mandar uma mensagem para @spammermaldito seguido pelo perfil a ser denunciado.

O Twitted.me foi lançado na segunda-feira (31/8) e ainda está em fase beta (de teste) mas, segundo Itaya, o retorno já tem sido satisfatório e não deve sofrer muitas alterações.

Para se proteger de spams, o usuário deve acessar o site do Twitted.me e clicar em “vacina”. Ele será redirecionado a uma página do Twitter Oauth e, então, deve clicar em “allow”, para permitir o cadastro do perfil no sistema anti-spam.

O Oauth é recurso que o Twitter possui para permitir a terceiros o acesso à conta dos usuários, mediante autorização do próprio usuário. Isso permite que o Twitted.me, por exemplo, acesse o perfil e bloqueie os possíveis spammers sem precisar armazenar o login e senha do usuário.

Com informações de IDG Now.