Categorias

FIFA confirma tecnologia goal-line para Copa do Mundo

Tecnologia teve bom resultado em partida no Japão

A FIFA confirmou hoje que a tecnologia de linha do gol, também conhecida como goal-line, será usada na Copa do Mundo de 2014, após um teste de sucesso no Japão, em dezembro passado. A Copa das Confederações desse ano também terá a tecnologia. 

O uso da tecnologia tem sido um assunto controverso durante os últimos anos: em alguns dos jogos mais importantes, incluindo da Copa do Mundo, muitos gols têm sido anulados por decisões do árbitro ou bandeirinha, mas replays e análises de pós-jogo têm mostrado que alguns deveriam ter sido contados, o que tem criado o debate entre erro humano e a falta de tecnologia na linha do gol.

Dirigentes e representantes da FIFA têm sido cautelosos na hora de adotar a tecnologia, principalmente pelo alto custo de um lançamento mundial e também pela possível diminuição de autoridade do juiz. Além disso, pelo futebol ser um esporte rápido e fluido, alguns especialistas estão preocupados de que a utilização constante da tecnologia poderia levar a gravações de vídeo, se tornando assim um “futebol de PlayStation”.

Diversas empresas apresentarão seus projetos de tecnologia para a FIFA e devem inspecionar os estádios em meados de março. A decisão de qual empresa será a desenvolvedora oficial é esperada no início de abril.