O prazo que a Microsoft deu ao Yahoo para tomar uma decisão quanto à oferta de compra por US$ 44,6 bilhões terminou ontem sem que nenhuma das duas empresas se manifestasse sobre o assunto.
O presidente da gigante do software, Steve Ballmer, declarou na última semana que a Microsoft está preparada para desistir da compra, caso o Yahoo não aceitasse o valor oferecido até o prazo expirado no dia 26.
Outra ação já cogitada foi negociar diretamente com os acionistas do Yahoo, como propôs Chris Lidell, diretor financeiro da Microsoft. Ele afirmou que a direção do Yahoo tem “expectativas não realistas” sobre o valor da empresa. Nesse caso, a Microsoft retiraria a oferta de US$ 31 por ação, que representa um ganho de 62% sobre a cotação da Bolsa, segundo a agência AFP.
A ofensiva da Microsoft começou em 1º de fevereiro deste ano, numa tentativa de reforçar sua presença na Internet e competir com o Google, líder mundial da publicidade online.
O Yahoo, que é a segunda empresa em publicidade online, rejeitou a oferta em várias ocasiões, alegando que o valor era muito baixo. Nas últimas semanas, a empresa buscou alianças com o grupo AOL, número três em anúncios na web, e até com o Google, líder mundial do setor.
A divulgação dos resultados trimestrais do Yahoo na última semana ficou bem acima das estimativas de Wall Street. Analistas afirmaram que a Microsoft poderia ser pressionada a elevar sua oferta, mas o presidente da companhia, Steve Ballmer, reiterou que o balanço do Yahoo não mudaria sua avaliação da empresa.
Com informações de Terra.