Os últimos meses de 2011 não foram dos melhores para o Mozilla Firefox. Segundo estatísticas do Statcounter, o navegador foi ultrapassado em número de usuários pelo Google Chrome. Enquanto o Firefox caiu para o terceiro lugar com 25,23% do mercado, o navegador rival assumiu a segunda posição com 25,69%. O Internet Explorer, da Microsoft, continua na liderança com 40, 63%. No Brasil, o Chrome já é líder absoluto, conquistando 39,81% da preferência dos usuários.
Nos bastidores, a situação do Firefox também não é das melhores: o contrato de patrocínio da busca do Google, responsável por 84% do faturamento do navegador gratuito, terminou no último dia de Novembro. Não há até o momento qualquer confirmação de que este contrato tenha sido renovado e a Mozilla não comenta o assunto.
Analistas do setor também declararam que o novo ciclo de desenvolvimento do Firefox, com novas versões sendo lançadas quase mensalmente, afastaram os clientes corporativos. Segundo o consultor Mike Kaply:
Asa Dotzler, Gerente de Produto do Firefox, respondeu que “Empresas nunca foram (e eu sustento que nunca serão) o nosso foco (…) Um minuto gasto deixando um cliente corporativo feliz pode ser melhor gasto tornando muitos usuários comuns felizes“.
.