Categorias

Firefox ganha três novas funcionalidades experimentais

A Mozilla não está brincando em serviço com seu programa experimental Test Pilot para o Firefox e apresentou essa semana três novas funcionalidades.

Quem participar da iniciativa aberta para todos poderá testar um sistema de busca por voz, um compartilhador de arquivos e um aplicativo de notas, todos integrados com o navegador.

O projeto funciona como um laboratório para os engenheiros da Fundação Mozilla e uma oportunidade para os usuários de experimentarem recursos inéditos que podem ou não serem implementados na versão normal do Firefox no futuro. Para utilizar o Test Pilot é necessário ter uma Conta Firefox, a mesma utilizada para sincronizar informações entre diferentes dispositivos, e a instalação de uma extensão no navegador. Inicialmente era necessário saber Inglês, mas a iniciativa já está disponível em Português do Brasil.

Voice Fill, uma das mais recentes experiências, não está acessível em nosso idioma. O recurso permite que o usuário realize buscas no Google, Yahoo e DuckDuckGo (nenhum suporte a Bing, a princípio) usando somente comandos de voz. Confira como funciona:

Notes acrescenta uma espécie de bloco de anotações no Firefox. “Precisa anotar alguma coisa enquanto navega na web? Esse experimento é pra você”, explica a Mozilla na página do projeto. Confira como funciona:

De todos os experimentos novos, o Send é o mais estranho àquilo que se espera de um navegador. O recurso permite que o usuário suba um arquivo de até 1GB para a nuvem e receba um link para download que pode ser compartilhado com outro usuário. O arquivo é apagado depois do primeiro download ou após 24 horas do envio. A Fundação Mozilla garante o sigilo das informações e avisa que o conteúdo é criptografado, para evitar risco de vazamentos. Veja uma demonstração: