Categorias

Firefox quer ter extensões cross-browser com Chrome e Opera

A Mozilla está dando um passo gigante rumo ao Firefox ser totalmente compatível com extensões de navegadores como Chrome e Opera.

A empresa está substituindo sua API de extensões para o Firefox com uma nova chamada WebExtensions, que é semelhante ao sistema usado no Chrome e Opera, para garantir que os add-ons podem ser facilmente desenvolvidos para trabalharem em vários navegadores.

Isso tudo faz parte do movimento da Mozilla para um navegador mais fácil de usar em todas as plataformas.

firefox_os_pose_the_bolt

Além de ser boa para usuários, a WebExtensions deve beneficiar desenvolvedores também: Extensões criadas anteriormente serão capazes de ser portadas para a nova versão do Firefox.

Ela também vai tornar mais fácil a transferência de extensões do Firefox para outros browsers. As atualizações também devem trazer um melhor desempenho para o navegador em geral e proteção contra malware.

Mas isso não significa que vai ser assim tão fácil: Desenvolvedores precisarão fazer alterações em suas extensões para garantir que elas continuem a funcionar após a mudança.

Começando em 22 de setembro, com o lançamento do Firefox 41, todas as extensões terão de ser validadas e assinadas pela Mozilla também.

A empresa reconhece ainda que as mudanças poderão prejudicar desenvolvedores significativamente em curto prazo com “esforços consideráveis” sendo necessários para passar add-ons para a nova API, mas diz que “o resultado final vai valer a pena o esforço.”

O novo Firefox estará vindo com o Electrolysis, um sistema que a Mozilla está construindo para melhorar a segurança e desempenho do Firefox.