Categorias

Firefox testa o uso de perfis múltiplos durante a navegação

O Firefox disponibilizou em seu canal de versões experimentais uma nova funcionalidade que permite a utilização de perfis múltiplos durante a mesma navegação.

Com esse recurso, o usuário poderia abrir abas utilizando uma identidade específica para cada uma. Seria possível, por exemplo administrar várias contas de rede social ao mesmo tempo, sem abrir outra janela.

O sistema funciona com quatro tipos de identidade padrão, sugeridas pela Mozilla: pessoal, trabalho, compras e banco. Cada uma delas tem seu próprio conjunto de cookies, dados indexados, armazenamento local e caches e funciona de forma independente das demais. Cada aba passa a ser identificada pela cor representando o perfil utilizado.

firefox-containers

Segundo os desenvolvedores da Mozilla, a ideia não é nova, mas sempre esbarrou em um obstáculo: como evitar que o usuário confunda os perfis e realize atividades pessoais em sua aba de trabalho ou vice-versa? Os responsáveis pelo Firefox ainda não tem uma resposta, mas pretendem coletar dados de utilização da versão experimental do navegador para tentar descobrir uma solução viável, antes de tornarem a funcionalidade pública para todos os usuários.

Os desenvolvedores que esse não é um recurso de privacidade. Identificadores ainda podem ser utilizados por empresas e governos, baseados na assinatura do navegador, nas características do sistema operacional ou mesmo no endereço IP do usuário. Apenas cookies podem ser isolados de acordo com cada perfil.