Categorias

Fórum da Avast é invadido e vazam dados de milhares de usuários

Durante o final de semana, o fórum oficial da empresa de produtos de segurança Avast foi invadido por hackers. Cerca de 400 mil usuários tiveram seus dados pessoais vazados, incluindo login e senha do serviço.

A empresa desativou o fórum nesta segunda-feira, tão logo identificou o problema. De acordo com a Avast, o vazamento afeta menos de 0.2% dos 200 milhões de usuários dos seus produtos.

A invasão ficou limitada aos sistemas do fórum de suporte, que roda em uma plataforma isolada terceirizada. Os bancos de dados principais da Avast, com informações mais críticas de todos os seus clientes, não foi afetado em nenhum momento, segundo a empresa.

As senhas comprometidas encontram-se protegidas com hash, mas a Avast não descarta a possibilidade de que um hacker sofisticado possa recuperar a informação. A recomendação para os usuários que usam a mesma senha em outros serviços é de que troquem-na imediatamente.

No momento, a Avast está estudando a forma como se deu a brecha a segurança enquanto reconstrói seu fórum de suporte em outra plataforma.