0 Compartilhamentos 616 Views

Fotógrafo grava um passeio por Chernobyl usando um drone

27 de novembro de 2014

O maior desastre nuclear da história da humanidade aconteceu em Chernobyl, na Ucrânia, em 26 de Abril de 1986. Neste dia, o reator 4 da usina, próxima à cidade de Pripyat, explodiu. A explosão e o incêndio que se seguiu contribuíram para arremessar enormes quantidades de radiação na atmosfera.

Mais de 50 pessoas morreram de causas diretamente relacionadas ao acidente nuclear, e mais de 4000 mil de causas indiretas. A nuvem radioativa contaminou o meio ambiente, pessoas, animais. Estima-se que a área contaminada permanecerá inabitável pelos próximos 20.000 anos.

A Zona de Exclusão, que se espalha 30 km em volta da usina, engloba Chernobyl e Pripyat, além de contar com proteção das forças armadas (ainda que algumas pessoas vivam no local, por diversos motivos).

Chernobyl

O acidente nuclear criou uma imensa “área fantasma”. Uma cidade fantasma. Um local aterrorizante, obviamente, mas também triste e, de certa forma, bonito, o qual também pode atrair a atenção das pessoas por motivos os mais diversos, principalmente quando fotógrafos inspirados resolvem entrar em cena.

É o caso de Danny Cooke, um fotógrafo que fez parte de uma equipe que visitou o local para a gravação de um documentário para a CBS News. Danny utilizou um drone DJI Phantom 2, uma Canon 7D e uma GoPro3+ (além de um contador Geiger), e o resultado é o vídeo que você vê abaixo, intitulado “Postcards from Pripyat”, ou “Cartões postais de Pripyat“.

Chernobyl é um dos lugares mais interessantes e perigosos em que já estive. O desastre nuclear, que aconteceu em 1986 (o ano em que eu nasci), afetou e afeta muitas pessoas, incluindo minha família quando vivíamos na Itália. Eu mal posso imaginar o quão aterrorizante teria sido para as centenas de milhares de moradores que foram evacuados.

Durante minha permanência, conheci muitas pessoas maravilhosas, uma das quais foi meu guia, Yevgein, também conhecido como ‘Stalker’. Passamos a semana juntos explorando Chernobyl e a cidade próxima abandonada de Prypiat. Havia algo sereno, ainda que altamente perturbador, sobre este lugar. O tempo parou e existem memórias de acontecimentos do passado flutuando ao nosso redor“, disse Danny Cooke.

O vídeo você confere abaixo. Lindíssimo, triste, perturbador, um tanto quanto estranho. Mas vale muito a pena assistir:

Carregando...

Você pode se interessar

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora
Artigos
35 visualizações
Artigos
35 visualizações

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora

Carlos L. A. da Silva - 19 de outubro de 2021

O novo sistema operacional da Microsoft está entre nós, mas talvez não seja uma boa ideia pular de cabeça.

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)
Artigos
187 visualizações
Artigos
187 visualizações

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)

Carlos L. A. da Silva - 6 de outubro de 2021

V8 é o interpretador JavaScript, também chamado de máquina virtual Javascript, desenvolvido pela Google e utilizado em seu navegador Google Chrome. Com o peso de seus criadores e a quase onipresença do navegador, foi apenas uma questão de tempo para essa implementação do JavaScritp se tornar dominante no mercado. Entretanto, um bom desenvolvedor sabe que […]

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
367 visualizações
Artigos
367 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
467 visualizações
467 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021
Top 25 comandos do Git
Artigos
603 visualizações
603 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021
Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
654 visualizações
654 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021