Categorias

FPS online bate recorde de jogadores simultâneos na maior batalha virtual da História

O jogo online PlanetSide 2 da Sony Online Entertainment (SOE) bateu o recorde de maior quantidade de jogadores simultâneos em um FPS neste final de semana e entrou para o Livro Guinness dos Recordes com a maior batalha virtual da História.

Foram no total 1.158 jogadores disputando a mesma partida, provocando a destruição de  5.089 veículos e 2509 aeronaves, além de 53.729 mortes. O recorde anterior pertencia ao jogo Man vs Machine, que conseguiu reunir 999 jogadores no mesmo conflito em 2012.

PlanetSide 2 é um MMOFPS gratuito disponível para PC e em fase beta para PlayStation 4. O título é uma recriação do primeiro PlanetSide lançado em 2003 e traz uma guerra futurista entre 3 facções que tentam controlar o planeta Auraxis, em batalhas de larga escala. Lançado em 2012 como um título F2P, seu modelo de negócios se baseia na venda itens virtuais que alteram a aparência do jogador ou possuem efeitos secundários na mecânica do jogo.

Confira abaixo um dos vídeos gravados durante a batalha monumental de duas horas, com a visão de um dos fronts:

A confronto foi organizado pelo site Planetsidebattles.org com o objetivo de quebrar o recorde anterior. Para evitar problemas nos servidores, os jogadores se concentraram inicialmente em três pontos, de acordo com a facção representada, aguardando transporte para serem conduzidos ao campo de batalha, o continente pantanoso de Hossin.

Enquanto Man vs Machine foi desenvolvido desde o começo para atingir a marca de 1000 jogadores simultâneos (e falhou por apenas um), PlanetSide 2 não foi criado com este objetivo em mente. Ainda assim, o MMOFPS visa batalhas de grandes proporções e, de acordo com seu diretor criativo Matt Higby, essa marca é quebrada quase todos os dias. Mas, para registrar diante de auditores do Guinness, foram convocados 4000 jogadores, dos quais 1.158 foram contabilizados para a quebra do recorde.

Mesmo após o anúncio oficial de que PlanetSide 2 tinha conquistado seu lugar no Livro dos Recordes, a batalha ainda continuou por mais uma hora, terminando com a vitória apertada do New Conglomerate. A facção vencedora conquistou 36% do território disputado, contra 32% sob o controle dos Terrans e 30% nas mãos dos Vanu.