Categorias

França quer que Google e Facebook paguem impostos por coletar dados de usuários

Com a Internet é um conceito relativamente novo, os governos ainda estão trabalhando como gerenciar, proteger e legalizar o que acontece na web. Um exemplo atual disso é o governo da França que começou recentemente a estudar como empresas americanas, como o Facebook, Google e até mesmo a Amazon, estão lucrando através de usuários do país, mas estão pagando muito pouco em impostos locais. Como resposta à questão, o presidente francês, François Hollande, pediu um relatório que analisa uma nova ideia: tributar a Internet.

O relatório detalha um imposto que seria cobrado de empresas de tecnologia que coletam dados de pessoas na internet, o que gera publicidade para as companhias. As taxas do imposto seriam baseadas no número de usuários que cada empresa coleta dados.

Questionado pelo New York Times sobre a possível mudança, O Google disse que estava analisando o relatório e que “a internet oferece grandes oportunidades para o crescimento econômico da Europa, e nós acreditamos que as políticas públicas devem incentivar esse crescimento”. 

A batalha da França contra as empresas de Internet não é nada novo: em outubro do ano passado, o governo propôs uma lei que exigiria de sites de busca o pagamento por qualquer notícia se fosse incluída em seus resultados de pesquisa.