Categorias

Fraudes foram o centro das atenções na apresentação da Nokia

A tecnologia PureView apresentada não era do Lumia
Ao lançar o Lumia 920 a Nokia queria se tornar o centro das atenções e roubar os holofotes para seu novo produto. Bem, está parte ela conseguiu, porém não da forma como esperava. Assim que seu produto foi lançado tendo grandes expectativas e um lançamento bem chamativo a grande notícia aconteceu logo em seguida: As fraudes nas imagens de divulgação da tecnologia do PureView do Lumia 920 e o pior foi que a companhia confirmou a fraude.

Tudo aconteceu por causa do vídeo promocional que era para mostrar a câmera funcionando em movimento. No entanto, o que era para ser filmado pelo smartphone foi na verdade registrado por um cinegrafista que estava na van.

Depois do ocorrido a Nokia pediu perdão dizendo que deveria ter explicado a origem daquelas imagens. Para tentar se redimir diante de todos a empresa liberou um novo vídeo, desta vez, mostrando como o PureView realmente funciona. A companhia ainda afirmou que aquela cena foi filmada com um protótipo, ou seja, o recurso que chegará ao consumidor deverá ser ainda melhor. Mas alguém consegue confiar depois do que aconteceu?

Veja o vídeo falso e o que a Nokia fez para se retratar.

Como se ainda não bastasse o acontecido do vídeo parece que a correção de luz em fotos também mostrado no evento não passavam de outra fraude. De acordo com Youssef Sarhan, fotógrafo profissional, a lente do smartphone utiliza uma abertura de 2 pontos, , o que não seria capaz de registrar alguns efeitos luminosos que aparecem nas imagens, mesmo com o milagre prometido. Ele explica que a difração das fontes de luz seria algo possível somente caso a abertura da objetiva fosse de 22.

E para piorar toda a situação, um usuário do fórum HackerNews revelou que tudo foi uma armação. Alguém se surpreendeu com essa revelação? O hacker disse que o houve tratamento profissional nas fotos e para provar o que dizia um registro do comercial, com todo o equipamento que não acompanha o PureView foi divulgado.

E agora Nokia?

.