Categorias

Fundação por trás da Wikipedia processa NSA

A Fundação Wikimedia, empresa-mãe da enciclopédia online gratuita Wikipedia, anunciou que está processando a Agência de Segurança Nacional dos EUA e o Departamento de Justiça pela “busca em grande escala e apreensão de comunicações através da internet”.

Wikimedia diz que está abrindo a ação judicial para proteger seus usuários ao redor do mundo, observando que a Lei de Vigilância dos EUA tem sido usada para autorizar uma vigilância extra online e capturar “informações estrangeiras de inteligência”.

A fundação está alegando que o poder da NSA é tão grande que foge da missão da agência e da Lei, capturando dados que não estão ligados a um alvo específico.

nsa_distrust_still_growing_among_us_citizens_congress.si

“Isso inclui comunicações por nossos usuários e funcionários”, diz a Wikimedia, caracterizando o problema como uma “ameaça” para a sua missão de aumentar o acesso ao conhecimento humano, bem como sendo uma violação dos direitos constitucionais fundamentais dos EUA.

“Wikipedia foi fundada sobre as liberdades de expressão, inquérito e informações. Ao violar a privacidade de nossos usuários, a NSA está ameaçando a liberdade intelectual que é importante para a capacidade das pessoas de criarem e entenderem o conhecimento”, explicou Lila Tretikov, diretora-executiva da Fundação Wikimedia.